Skip to content
(51) 3392.9336 recepcao@pozziguerra.com.br

Dor no quadril

Tenho um consultório focado em atender pacientes com dor no quadril.

Evidentemente, muitos pacientes também vêm à procura de um conselho sobre outros tipos de enfermidades. Geralmente, são pacientes que eu acompanho havia muitos anos ou pacientes encaminhados por profissionais de saúde (médicos, fisioterapeutas, etc), além dos encaminhados por alunos e por meus ex-alunos. Mas, o tema desse tipo de aconselhamento será assunto de uma postagem específica.

Muitos pacientes, enfim,  chegam em meu consultório queixando-se de dor no quadril. Normalmente, o paciente indica a dor apontando para locais diferentes: nas costas, na nádega, na região lateral do quadril, na virilha ou no púbis.

Hoje, vou informar um pouco sobre cada uma dessas dores. Nas próximas postagens, informarei mais objetivamente sobre cada uma dessas queixas comuns.

A dor mais frequente é a dor nas costas. A lombalgia é uma queixa que acompanha o ser humano desde que ele assumiu a postura bípede. De certa forma, pagamos um preço por ficar erguido e poder olhar mais longe. Nesses casos, se a avaliação médica não demonstrar alterações estruturais (artrose, desgastes, inflamações) na coluna, geralmente medidas gerais como boa postura e exercícios conseguem ajudar na solução desses problemas.

De outra forma, a dor que o paciente refere ser nas nádegas pode decorrer de um problema muscular, lombar ou da junta do quadril. Por isso, é muito importante que um exame físico completo seja realizado e que exames de imagens adequados sejam solicitados.

Outra queixa muito frequente em meu consultório é a dor lateral do quadril. Muito frequente em pacientes do sexo feminino, esse tipo de dor pode ser decorrente de uma inflamação chamada bursite trocantérica. Essa alteração é uma afecção bastante desconfortável e que revela um desalinhamento funcional de alguns músculos do quadril.

A dor na região púbica está mais associada com atletas e decorre de uma sobrecarga dos músculos que utilizam o púbis como ponto de fixação e apoio para suas ações. Novamente, o exame físico cuidadoso e exames de imagens corretos nos ajudam a definir a conduta para esses pacientes.

Finalmente, a dor na região inguinal (virilha) pode revelar uma enfermidade do quadril propriamente dito. Algumas vezes, a dor irradia-se da virilha pela região anterior da coxa indo até o joelho. Essas alterações da articulação do quadril podem ter várias causas com diversos tratamentos.

Por estas razões, muitas podem ser as origens da chamada Dor no Quadril e todas elas merecem uma investigação precisa para definir suas causas e, desse modo, encaminhar um tratamento.

Professor Regente da Disciplina de Ortopedia da Faculdade de Medicina da ULBRA
Doutor em Cirurgia pela UFRGS
MBA em gestão Saúde pela FGV
Coordenador do Curso de Medicina da ULBRA

This Post Has One Comment

Comments are closed.

Back To Top