Skip to content
(51) 3392.9336 recepcao@pozziguerra.com.br
Idoso Com Fratura E A Vit D

As fraturas do quadril no idoso e a Vitamina D

As fraturas do quadril no idoso – riscos

As fraturas do quadril no idoso são eventos muito frequentes em nosso meio. Essa frequência ocorre por uma população com mais idade. E, ainda mais, por um percentual aumentado de osteoporose em nossa região.

Em primeiro lugar, a causa mais frequente é a queda da própria altura. O idoso está geralmente em sua própria residência. Frequentemente, se desequilibra por algum motivo e cai. Imediatamente, ele sente forte dor na região do quadril e perde a capacidade de se levantar.

Este é um momento crítico. Nesse sentido, a agilidade no atendimento inicial é um dos fatores mais importantes no prognóstico deste paciente. Se a fratura for confirmada, o ideal é que ele seja operado em até 48 horas.

Muitos fatores influenciam o desfecho deste caso. Primeiramente, vamos falar sobre o nível de Vitamina D que o paciente tem.

O Papel da Vitamina D

A Vitamina D tem inúmeros papéis em nosso organismo. Em outras palavras, ela atua desde o fortalecimento dos ossos até a melhora das condições imunológicas. Além disso, e ao mesmo tempo, atua na força muscular. 

Durante o Congresso Gaúcho de Ortopedia deste ano que ocorreu em Gramado entre 23 e 25 de Junho, falei sobre os resultados de minha tese de Doutorado na UFRGS. Nela, ficou demonstrado que níveis muito baixos de Vitamina D elevam significativamente o risco de mortalidade desse paciente. Esse risco dura até um ano após a cirurgia

Anteriormente, em outro estudo publicado na Revista Brasileira de Ortopedia, eu já havia evidenciado que baixos níveis de Vitamina D estão associados ao risco de queda com a consequente fratura do quadril no idoso.

O que devo fazer?

Por estas razões, é muito importante que  todos verifiquemos os níveis de Vitamina D.  Essa avaliação pode ser realizada através de um simples exame de sangue.

Por fim, entre os idosos, essa avaliação é ainda mais importante. Além de auxiliar na prevenção de outras dores no quadril, ela pode orientar seu médico a repor os níveis dessa substância tão importante.

Professor Regente da Disciplina de Ortopedia da Faculdade de Medicina da ULBRA
Doutor em Cirurgia pela UFRGS
MBA em gestão Saúde pela FGV
Coordenador do Curso de Medicina da ULBRA

Back To Top