Skip to content
(51) 3392.9336 recepcao@pozziguerra.com.br

Artrose do Quadril

Sobre uma alteração que todos temos, mas que pode ser muito desconfortável.

Prof Dr Marcelo Guerra

Uma das características mais marcantes de nossa vida é o movimento. Essa maravilhosa capacidade nos permitiu evoluir para os seres que somos. Por esta razão, quando percebemos a perda do movimento do quadril nossa vida começa a ‘perder a graça’. E isso é muito ruim! A essa perda de movimento de uma articulação, a medicina chama de artrite ou de artrose.

A artrose das articulações de uma forma geral e do quadril de uma maneira específica é uma das causas mais frequentes para a perda de nossa competência de realizarmos movimentos de uma forma suave e ampla.

Mas, por que ocorre a artrose?

Para responder a essa pergunta, precisamos entender um pouco da anatomia de uma articulação que se movimenta (existem articulações que não se movimentam como aquelas que unem os ossos do crânio ). Essas articulações que se movimentam como a do quadril são formadas por osso, cartilagens, ligamentos e um invólucro que lacra a junta, chamado de cápsula articular. A estrutura responsável pelo deslizamento harmônico e indolor de uma articulação é a cartilagem articular. Sem ela, teríamos um osso raspando o outro, o que seria bem desconfortável.

A cartilagem articular é composta principalmente por água (60% a 80%). Essa água fica firme porque existem proteínas que permitem que ela mantenha uma estrutura compatível com sua função. O processo é muito parecido com a gelatina que nós podemos fazer em nossa casa. A uma quantidade grande de água, adicionamos um pó (proteínas) e temos a consistência de gelatina. Na cartilagem, a mais importante proteína é o COLÁGENO tipo 2.

Algumas razões provocam o rompimento dessa estrutura: a sobrecarga provocada por excessos de peso ou de atividades é uma das causas mais frequentes. Também existem os traumas, as inflamações e, é claro, o próprio passar do tempo de cada um.

Até hoje, não existe uma cura com evidência científica robusta para a perda do movimento do quadril provocada pela artrose. O que temos são tratamentos muito eficientes para o controle da evolução dessa condição. Porém, se o processo de ruptura da cartilagem for muito avançado, medicamentos e outras medidas podem não ser suficientes. Nesses casos, uma solução excelente é a troca da articulação acometida por uma cirurgia do quadril que visa a colocação de uma prótese. Felizmente, esse tipo de procedimento é muito bem estudado e tem resultados muito bons, mas isso será tema para uma próxima postagem.

Professor Regente da Disciplina de Ortopedia da Faculdade de Medicina da ULBRA
Doutor em Cirurgia pela UFRGS
MBA em gestão Saúde pela FGV
Coordenador do Curso de Medicina da ULBRA

Back To Top